Cadastro de Eventos

Folha de Pagamento: Tabelas


Esta tabela consiste em um conjunto de informações onde são definidos os parâmetros de cada evento. Podemos afirmar que esta é uma das principais tabelas do sistema, pois são através dos indicadores desses eventos que serão efetuados os cálculos nos recibos de pagamento, desta forma, todos os indicadores são extremamente importantes e influenciam diretamente nos resultados dos processamentos efetuados pelo programa.

É importante que antes do início da utilização do sistema seja feita uma análise dos eventos existentes e se necessário, deverão ser realizadas as devidas manutenções.

 Por essa tela  que serão criados e alterados os eventos utilizados na Folha de Pagamento. 

 

Os eventos no sistema são separados em:

 

Proventos: Eventos que irão efetuar o pagamento para os funcionários, os códigos designados para proventos ficam entre os códigos 01 até o 499.

 

Descontos: Eventos que irão efetuar o desconto para os funcionários, os códigos designados para descontos ficam entre os códigos 501 até o 799.

 

Sequência: Indica qual a ordem de cálculo do evento. O campo pode ser preenchido usando a numeração de 0 a 9. A sequência é usada para determinar qual evento será calculo primeiro. A sequência influência em eventos que precisam de outros eventos para ser calculado, como por exemplo, o evento de INSS. Nesse caso o evento de INSS deve ter sequência superior a todos os eventos que entram em sua base de cálculo.
Exemplo prático:

Se o evento de INSS estiver com a sequência 2 no cálculo dele será considerado apenas os eventos que estejam cadastrados até a sequencia 1. Caso tenha um evento com sequência superior a dele e que deve entrar no calculo do INSS é necessário aumentar a sequência do evento de INSS ou diminuir a sequência do outro evento. 

Nota: Ao alterar uma sequência é necessário observar o que essa alteração pode impactar na tabela de eventos, já
que uma sequência alterada pode mudar o cálculo de outros eventos.

 

Base p/ Cálculo: Deve ser indicada a base de calculo do evento, se o mesmo será calculado considerando o valor do salário base, ou do salário mínimo, ou outros.

 

Bases Referenciais: Bases referenciais são os códigos utilizados para fazer com que um evento faça base para o cálculo de um outro evento, podendo ser para desconto ou provento. Os códigos designados para as Bases Referenciais ficam entre os códigos 801 a 899.

 

Bases Referenciais Fixas: São as bases referenciais internas do sistema, não temos como modificá-las. Os códigos designados para as bases referenciais fixas ficam entre os códigos 901 a 999.

 

Proporcionalidade: Indicar a proporcionalidade do evento, se ele será calculado integralmente independente de dias trabalhados ou se ele deve seguir alguma outra regra como, por exemplo, proporcional aos dias trabalhados.

 

Percentual: Indicar o percentual de cálculo do evento caso o evento utilize a rotina 14 – PERCENTUAL. 

Nota: O usuário não é obrigado a informar o percentual do evento já que isso pode se definido através do calculo programado ou digitação de variáveis. 

 

Periodicidade: É usada no calculo dos eventos de Adicional de Tempo de Serviço (ATS). A periodicidade define a quantidade de meses que o funcionário deve trabalhar para ter direito ao ATS e também qual o percentual ou valor ele deve receber.  

 O cadastro da Periodicidade fica no caminho: Arquivos \ Tabelas \ Periodicidade

 

Expressão de Cálculo: Permite usar uma expressão de cálculo especifica para o evento.A expressão de cálculo deve ser criada através do caminho: Arquivos \ Tabelas \ Eventos \ Expressão de Cálculo.

 

Ref dos eventos: Possibilita montar a referência do evento utilizando a soma das referências de outros eventos existentes no recibo.

 

Observação: Recomendamos não utilizar os códigos 500 e 800 pois são os códigos que estão no limite da divisão de proventos/descontos/bases referenciais.

 

Na aba referente ao Esocial configurar os eventos de acordo com os padrões da Receita Federal. 

 

 



Esta página foi útil?
Sua avaliação sobre este conteúdo é muito importante para nós.