SPED - EFD Fiscal

Escrita Fiscal: Federais


Está rotina tem por finalidade gerar o arquivo digital para escrituração digital EFD. A Escrituração Fiscal Digital – EFD integrante do SPED foi instituída pelo CONVÊNIO ICMS 143/06 e constitui em um conjunto de escrituração de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal bem como no registro de apuração de impostos referentes às operações prestações praticadas pelo contribuinte.

O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. Prevê que os livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias serão emitidos em forma eletrônica.

 - Efetua a geração do arquivo digital para escrituração EFD, em formato texto. 

 - Configura as observações Complementares dos lançamentos ( código 01, 1B e 55) 

 

Perfil: Determina os registros a serem apresentados. O perfil "A" determina a apresentação dos registros mais detalhados e o perfil “B” trata as informações de forma sintética(totalizações por período: diário e mensal). O perfil "C" para micro empresas optantes do simples nacional.

 

Finalidade: Código da finalidade do arquivo processado no registro 0000.
0- Remessa do arquivo original
1- Remessa do arquivo substituto

 

Inventário (Bloco H): Informar ano e data do inventário que será processado.

 

CIAP (Bloco G): Indica se há registros de informações no bloco G (Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente).  

 

ICMS a Recolher (Reg E116): Processa guias de recolhimentos geradas no período do arquivo quando o Imposto é ICMS.

 

ICMS a Recolher - ST (Reg E250): Processa guias de recolhimentos geradas no período do arquivo quando o Imposto é ICMS Substituição Tributária cuja UF seja igual à UF da Inscrição Estadual

 



Esta página foi útil?
Sua avaliação sobre este conteúdo é muito importante para nós.