Histórico da Empresa

Contabilidade: Arquivos


Nesta tela o usuário irá definir toda a configuração tributária da empresa e percentuais de maneira anual. Coloque a informação no 1º mês e passe com o [Enter] para que o sistema preencha automaticamente nos meses seguintes. Abaixo listamos os campos relacionados ao sistema da Contabilidade.

 

 

Simples Federal e Estadual     

Nestes itens o usuário irá informar se a empresa pertence ao regime tributário do simples, para isso deve selecionar dentre as opções: “Não Optante”, “M.E.” ou “E.P.P.”

 

Apuração do Irpj    

Informação para empresas que recolhem os impostos IRPJ e CSLL. Selecionar qual a periodicidade dessa apuração: “Mensal” ou “Trimestral”.

Observação: Quando a tributação da empresa está enquadrada no Simples Nacional para o sistema não interfere este campo.

 

Tributação do Lucro     

Informar qual a forma de tributação da empresa. Entre Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado, Simples Nacional , entre outras. 

 

% Pis    

Informar o percentual correspondente ao PIS (Programa de Integração Social).  

 

% Cofins   

Informar o percentual correspondente a COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

 

% Irpj   

 Informar o percentual correspondente ao IRPJ (Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas). No sistema deve ser preenchido somente pelas empresas da Tributação Lucro Presumido. A Alíquota informada para o IRPJ deve ser a Alíquota da Base para Presumir o Lucro.

Segue exemplo:

- 1,6% - Combustíveis, dentre outros;

- 8% - Comércios em Geral, Indústrias, dentre outros;

- 16% - Serviços de Transportes, dentre outros;

- 32% -  Prestadores de Serviços, dentre outros.

A alíquota de 15% o sistema já tem configurado internamente, por isso, não precisamos informar. Quando o sistema for apurar o imposto ele buscará o valor do faturamento e multiplicará pela alíquota da base para encontrar o Lucro Presumido. Após isso multiplicará o lucro por 15% para apurar o imposto de renda e se houver o seu adicional de 10%.

 

% Csll   

Informar o percentual correspondente a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). No sistema deve ser preenchido somente pelas empresas da Tributação Lucro Presumido. A alíquota informada para a CSLL deve ser a alíquota da base para presumir o lucro.

Segue exemplo:

- 12% - Atividades de comércio, indústrias, dentre outros;

- 32% - Prestadores de serviços, dentre outros. 

A alíquota de 9% o sistema já tem configurado internamente, por isso, não precisamos informar. Quando o sistema for apurar o imposto ele buscará o valor do faturamento e multiplicará pela alíquota da base para encontrar o Lucro Presumido. Após isso multiplicará o Lucro por 9% para apurar o CSLL.

 

Simples Nacional   

Neste item o usuário irá informar se a empresa pertence ao regime tributário do simples nacional, para isso deve selecionar dentre as opções: “Não Optante”, “M.E.”, “E.P.P.” ou “M.E.I. – Micro Empreendedor Individual”.

 

Simples Nacional Serviços   

Caso a empresa tenha atividades de serviços e se enquadre no regime tributário do simples nacional, informar qual o anexo/tabela de serviços ou se necessário informar mais de um tipo de anexo de serviço simultâneo.

 

Ativa na Competência    

Informar “Sim” ou “Não” e em seguida pressionar o botão [Enter] para que seja configurado nos meses seguintes.

 

 

 

Histórico Simples Irpj Lucro Pis Cofins Csll Competência


Esta página foi útil?
Sua avaliação sobre este conteúdo é muito importante para nós.