SPED - Contábil

Contabilidade: Exportações


Antes de iniciar o processo de exportação é importante estar atento a algumas informações:

Quem deve entregar o SPED Contábil?

O SPED Contábil é obrigatório para todas as empresas de lucro presumido, real, imunes e isentas. Empresas tributadas pelo Simples Nacional, órgãos públicos, autarquias, fundações públicas e pessoas jurídicas inativas não precisam entregá-lo.

 

O que deve ser entregue no SPED Contábil?

Os livros contábeis emitidos em forma eletrônica deverão ser assinados digitalmente e utilizar o certificado do tipo A1 ou A3. Nesta certificação, o par de chaves é gerado e armazenado em um cartão inteligente ou em um token criptográfico inviolável.

Ele é feito a partir do sistema. Dessa forma, a empresa gera um arquivo digital no formato especificado na Instrução Normativa RFB nº 787/07. Esse arquivo é submetido ao Programa Validador e Assinador – PVA fornecido pelo SPED.

 

Quando o SPED Contábil deve ser entregue?

A entrega deve ser feita até o último dia útil do do mês de maio no ano-calendário subsequente ao da escrituração. Esse prazo não pode ser postegado e a não-entrega acarretará em multa.


Além das informações que são lidas dos lançamentos, clicando na opção irá abrir novas telas para preenchimento de informações complementares de acordo com a necessidade de cada empresa. 
 

 

0035 Identificação da SCP - irá gerar a lista das SCPs que fazem parte da empresa sócio ostensivo quando for o caso, e de acordo com o cadastro da organização.

Y570 Demonstrativo do IR e CSL retido na fonte - tem por objetivo demonstrar todos os valores que foram retidos pelos clientes na prestação de serviços realizadas pela empresa prestadora, e serve para demonstrar o quando de IR e CSLL ocorreu na dedução no valor do imposto apurado pela empresa prestadora de serviço ao Fisco.

Y600Rendimento dos Socios - Deve ser preenchido pela pessoa jurídica com dados dos maiores sócios ou dos titulares no período de apuração, inclusive os sócios ou titulares que tenham saído da sociedade no período de apuração e não fazem parte do quadro societário na data final do período apuração.
 

Y671 Outras Informações - é de preenchimento obrigatório por todas as pessoas jurídicas que apuraram o imposto de renda com base no lucro real e solicita as informações contidas na tela.  

 

 

 



Esta página foi útil?
Sua avaliação sobre este conteúdo é muito importante para nós.